domingo, 22 de novembro de 2009

RESENHA

A Sífilis, como sabemos, é uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria chamada Treponema Palidum adquirida na maior parte das vezes por contato sexual, ou por beijo, via placentária, por outro contato íntimo com uma lesão ativa, por transfusão de sangue ou derivado, ou ainda, por inoculação acidental direta, por exemplo, por profissionais da área da saúde, o que é muito raro.
Pois, a grande maioria dos casos de transmissão ocorre por relações sexuais desprotegidas (sem preservativos). A sua progressão, ao longo do tempo, foi dividida por especialistas, em estágios (primária, secundária e terciária), a terceira resultando até em óbito.
A Sífilis se tratada no começo, pode ser até impedida de seguir os seus estágios, prevenindo assim que a situação piore, assim a pessoa infectada tem que obter o cuidado necessário desde o princípio e procurar ajuda rapidamente.
O Grande problema é que muitas dessas pessoas que se contaminam com esse tipo de doença, normalmente sentem vergonha, medo, insegurança, ou todos os tipo de reações contrárias as devidas, que acabam atrapalhando a sua cura imediata.
O ideal seria a promoção da prática de sexo seguro, com o uso de preservativos, contudo os cuidados ainda seriam os mesmos, pois já existem milhões de pessoas contaminadas que desconhecem tal acontecimento, permitindo assim ter relações sexuais com outras pessoas, passando assim a bactéria para outra pessoa, pois a sífilis é uma doença que aparece com uma pequena ferida, logo após algum tempo desaparecendo ficando encubada durante anos e seguindo para o próximo estágio aonde já é um pouco mais complicado de se tomar alguma providencia.
O correto nessas situações é sempre ao primeiro sinal diferente no corpo, procurar ajuda de algum especialista, que saiba orientar, quais serão as primeiras providencias a serem tomadas depois da descoberta da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário